Blog e notícias

Alopécia androgenética feminina: quais as causas e tratamentos?

Capilar

Alopécia androgenética é o nome científico atribuído a uma condição que atinge milhões de pessoas no mundo inteiro, popularmente conhecida como calvície, quando os fios começam a ficar progressivamente mais finos e ocorre a perda excessiva de cabelo em determinadas áreas do couro cabeludo. Em alguns casos pode ser detectada ainda na adolescência, mas o mais comum é que se torne aparente por volta de 40-50 anos de idade.

Observamos com maior frequência a calvície em homens, não é verdade? Mas as mulheres não estão isentas, elas também podem vir a enfrentar esse problema, o que diferencia é a forma como o processo acontece. Na calvície masculina, a perda dos cabelos acomete a parte frontal (entradas) e a região conhecida como “coroa da cabeça”. Já na calvície feminina, a linha frontal raramente é atingida, a queda dos fios se destaca mais na parte superior e central da cabeça.

Causas da alopécia

Essa é uma doença que tem influência genética e hormonal, podendo estar associada a inúmeros fatores, como a menopausa e a produção de hormônios masculinos.

Também podemos citar como fatores agravantes: a dermatite seborreica, estresse, oleosidade, carência de vitaminas, distúrbios da tireoide, má alimentação, uso excessivo de produtos químicos, entre outras.

Como tratar

Existem alguns tipos de tratamentos que podem variar de acordo com cada caso. O médico dermatologista precisa realizar primeiro um processo de avaliação, para assim, indicar qual caminho seguir. Em alguns casos mais avançados, os cirurgiões optam por fazer um transplante capilar, mas inicialmente outras medidas podem ser adotadas, como:

  • Substâncias neutralizadoras dos hormônios masculinos, como os antiandrógenos;
  • Medicamentos como o minoxidil, que estimulam o crescimento dos fios;
  • Anticoncepcionais como a espironolactona, ciproterona e a finasterida;
  • Uso do acetato de ciproterona, que também pode ser empregado para neutralizar os efeitos dos andrógenos;
  • Mesoterapia capilar ou MMP;
  • LED;
  • Microagulhamento robótico;
  • Terapia regenerativa.

Lembre-se, em hipótese alguma você deve tomar nenhuma medicação sem consultar um médico ou poderá comprometer sua saúde.

Quer entender melhor o assunto e saber mais detalhes sobre os tipos de tratamento? Nós contamos com uma equipe de dermatologia capacitada para te atender da melhor forma. Além de outros profissionais, como esteticista e realizamos terapia capilar, protocolos com laser, procedimentos estéticos e pequenas cirurgias. Entre em contato conosco.

@drabiancaalmeida

Rua Vergueiro 2253, cj 1204 , Vila
Mariana, São Paulo | SP | CEP 04101-100

(11) 2305-4476

(11) 93011-6241

Envie uma mensagem

    Nossa Localização
    Todos os direitos reservados a Bianca Almeida. Desenvolvido por Agência Salt.